quinta-feira, 18 de abril de 2013

Telescópio Kepler faz nova descoberta promissora

O telescópio espacial Kepler fez uma descoberta que pode de certa forma animar a comunidade científica:
dois planetas (em um mesmo sistema) que estão na zona habitável de sua estrela. Sim, no mesmo sistema!!
Os dois planetas descobertos são oceânicos e são os análogos mais parecidos com a Terra descobertos até agora.
A estrela, chamada Kepler 62, está aproximadamente a mil e duzentos anos-luz de distância da Terra e é parecida com o Sol, porém é menor e mais fria e isto faz com que a zona habitável (onde a água pode existir em estado líquido) seja mais perto da estrela.
Cada um dos novos planetas descobertos podem estar inteiramente cobertos por oceanos, de acordo com os modelos teóricos dos astrônomos.
O planeta Kepler 62e, com uma revolução de 122 dias terrestres, pode ser tropical, úmido e quente, com uma atmosfera com muitas nuvens. Possui um tamanho aproximadamente 60% maior que o da Terra.
Mais longe um pouco está o planeta Kepler 62f, que possui uma revolução a cada 267 dias terrestres e é aproximadamente 40% maior que a Terra. Este, por estar mais distante de sua estrela, certamente é mais frio (provavelmente uma bola de gelo), a menos que sua atmosfera possua grandes quantidades de dióxido de carbono (CO²).
Além destes dois planetas, a estrela Kepler 62 tem mais 3 planetas orbitando ao seu redor, porém estes são menos propícios à vida, já que suas órbitas estão muito próximas de sua estrela.
É difícil imaginar um habitante inteligente em um planeta sem continente algum, apenas oceânico. Mas apenas o fato de crescer em um planeta onde pode-se observar luzes da cidade de outro planeta, já é uma boa razão para desenvolver tecnologias de exploração espacial.

2 comentários:

  1. eu amo astrologia e vou ganhar uns equipamentos pra mim entender mais sobre tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quis dizer ASTRONOMIA, né? Aqui no próprio blog há uma coluna ''Não confundir: Astronomia com Astrologia''
      Dá uma lida, por favor...e acho que antes de comprar os equipamentos, você deveria ler pelo menos o básico da Astronomia! Telescópio já é algo muito avançado para alguém que não sabe ainda distinguir Astronomia de Astrologia.
      Desculpe mas acho que você está no blog errado!

      Excluir