Terra

  O maior dos quatro planetas rochosos, a Terra é o único lugar em que se sabe haver vida. Um mundo dinâmico, diferente de qualquer outro, abundante em água em estado líquido e com a superfície em constante mudança. A crosta da Terra varia em espessura; as partes mais espessas formam as sete grandes massas de terra continentais. O resto da crosta, que corresponde a mais de 70% da superfície da Terra e é em geral mais fina, é coberta por água. Quase toda a água está em estado líquido e compõe cinco vastos oceanos. Apenas 2% está em forma de gelo, nas calotas em torno dos Pólos Norte e Sul.
 A Terra possui uma atmosfera, cuja pressão na superfície é, em média, de 101,325 kPa, com uma escala de altitude de 8,5 km. A atmosfera terrestre é composta de 78% nitrogênio e 21% oxigênio, possuindo traços de vapor de água, dióxido de carbono e outras moléculas gasosas. A atmosfera terrestre é composta por diferentes camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, organizados em ordem crescente de distância da superfície terrestre.
  A Terra mede 12.756 km de diâmetro e está a 149,6 milhões km do Sol. Tem um período orbital de 365,26 dias e sua rotação dura 23,93 horas. A temperatura da superfície é de cerca de 15 graus.
  Sua única companheira no espaço é a estéril Lua.